segunda-feira, 21 de julho de 2008

RONCO: A DOENÇA DO SÉCULO

RONCO: A DOENÇA DO SÉCULO

Coronel Vivida agora conta com a clínica especializada em ronco ou apnéia do sono. O diretor da clínica, cirurgião dentista Christian Luiz de Andrade, fala que o ronco é um problema freqüente. Ele comenta que 24% dos homens e 18% das mulheres de meia-idade roncam. E quando as pessoas chegam aos 60 anos, esses valores sobem para 60% dos homens e 40% das mulheres. De uma forma geral, homens obesos, tendem a piorar com a idade.
Segundo Andrade, pessoas que roncam podem apresentar má qualidade de sono, despertar cansado e ter sérios problemas de saúde. Além disso, expõe o indivíduo a um constrangimento social e problemas conjugais. Andrade fala que ronco, é resultado de vibração dos tecidos moles da faringe, entre a úvula (campainha) e a língua, que produzem o ruído. Parte desta vibração ocorre durante a respiração e representa a dificuldade que o ar tem para passar por uma via aérea estreitada. Isso ocorre por vários fatores, entre os quais o uso de bebidas alcoólicas ou de calmantes.
O cirurgião dentista fala que os principais sintomas da doença são sonolência exagerada durante o dia, dor de cabeça, dificuldade de memorização e aprendizagem, irritabilidade, impotência sexual, falta de humor, sufocação, dor no peito e arritmias cardíacas, perna se mexendo, pressão arterial e em alguns casos mal de Alzheimer, mas agora existe o tratamento. “Nós estudamos e desenvolvemos um aparelho intrabucal. O paciente dorme com ele todas as noites, fazendo com que a respiração volte ao normal. Isso proporciona ao paciente um sono profundo e acorda com disposição” Salientou. Para saber se o paciente está com nível elevado de sonolência existe uma tabela mundial chamada de epworth. O tratamento é longo e o paciente não vai parar de roncar de imediato, mas amenizar esse mal. Ronco é considerado um dos males do século, responsável por boa parte dos problemas cotidianos pelos quais atravessa um cidadão comum.

Curiosidades:
- O recorde de um roncador é 78,5 decibéis. Equivale a um trem em movimento.
- O acidente nuclear de Chernobil e Superpetroleiro Exxon Valdez foi causado por funcionários com distúrbios do sono.
- ¼ dos acidentes automobilísticos envolvem portadores de distúrbios do sono.

Nenhum comentário: