domingo, 16 de setembro de 2007

PODER E FORÇA NA COMUNICAÇÃO

Artigo:
A política é o poder central determinante, embora existem várias definições e conceitos, de poderes, mas na verdade são dois pólos de poderes, quem exerce e quem é exercido. Segundo Lebrun, Gérard. O que é o poder, 1981, p 11-12. Coleção Primeiros Passos.
Para exercer poder é preciso ter força de liderança, essas lideranças pode ser políticas, sindical, como associações ou religiosas; a força de poder é a canalização da potência, é a sua determinação.
Os poderes político exercem funções de mandatos que é poder legítimos, porém existem poderes dos mais ricos, mais fortes, nobres ou até as elites do saber.
A comunicação é o fator predominante dentro das políticas seja de poder, força ou a necessidade. Comunicar-se no trabalho, na família na sociedade de modo geral, é um ato político, seja de hierarquia de poder ou familiar. Quando se escreve um texto você está fazendo comunicação embora escrita, mais é uma comunicação, e para fazer política tem que usar comunicação verbal, escrita, com gestos ou imagens para passar as mensagens às pessoas a que se tem interesse. A final comunicar-se muito mais que um ato de falar é um ato de emitir, transmitir as mensagens ou idéias a outras pessoas.
As mídias têm poder, força e uma comunicação bem clara e objetiva da ideologia política que cada veículo de comunicação em nosso país, sabemos nós que eles tem o poder de elevar os governos como também derrubá-los quando necessário for. A política existe de várias maneiras, seja partidária, pública, social ou de convivência. Porém, todas elas usam a comunicação seja escrita ou falada que é a mais usada para transmitir a comunidade suas idéias, seus atos políticos ou suas decisões.

Jose Antonio Souza,
Acadêmico de jornalismo, da Fadep.
e-mail: jsouza@wlncoronel.com

Nenhum comentário: